Como fazer um Brigadeiro perfeito

O brigadeiro é uma dos doces mais populares no Brasil: está presente em festas, pode ser encontrado em padarias ou feito em casa em momentos...



O brigadeiro é uma dos doces mais populares no Brasil: está presente em festas, pode ser encontrado em padarias ou feito em casa em momentos casuais da vida. Mas será que você sabe mesmo fazer um bom brigadeiro? Eu, Cláudia Raquel Cardoso, fundadora do Blog I Love Creations desde 2012 e criadora da Confeitaria Nata Doces em 2018, vou te ensinar a fazer o brigadeiro perfeito. Clica em READ MORE para conferir mais!

Primeiramente, vamos aos ingredientes básicos para se fazer um brigadeiro:

- 1 Caixa de Leite Condensado
- 1 Colher de Manteiga ou Margarina
- 3 Colheres de Chocolate em pó
- Granulado

Modo de preparo:

Em uma panela de fundo grosso, leve o leite condensado, o chocolate peneirado e a margarina ao fogo em temperatura baixa e mexa com uma espátula sem parar. O ponto de retirada é quando se passa a espátula e pode-se ver claramente o fundo da panela. O brigadeiro no ponto estará semelhante à uma massa, densa e compactada. Após chegar ao ponto, passe o brigadeiro para um refratário e deixe esfriar completamente em temperatura ambiente. Em seguida, para melhor resultado use o auxílio de uma balança para que todos os brigadeiros tenham o mesmo peso (auxilia para que tenham o mesmo tamanho final). Unte as mão com pouca margarina ou água gelada e boleie a massa de brigadeiro até ficar completamente redonda. Então, passe no granulado e finalize passando para uma forminha própria.
 

Dicas para um brigadeiro perfeito:

- Usar Chocolate em pó a partir de 50%: Para obter um brigadeiro profissional é recomendado usar chocolate em pó a partir de 50%, pois o sabor do chocolate fica mais marcante e não tão doce quanto se fosse usado achocolatado ou chocolate em pó abaixo de 50%.
- Usar um granulado de boa qualidade: Algo decisivo no sabor do seu brigadeiro é o granulado, pois é o primeiro sabor que é sentido ao colocar o doce na boca. Um granulado de baixa qualidade pode arruinar sua sobremesa, então vale a pena investir neste ingrediente.
- Untar as mãos com água ou pouca margarina: É preciso se atentar também ao processo de enrolar o brigadeiro. Uma técnica conhecida e paliativa ao uso da manteiga é a água gelada, mas muitas pessoas não se adaptaram à essa técnica. Dessarte, ao optar pela margarina, usar pouca nas mãos, pois pode dar um gosto não desejado na sua sobremesa.
- Uso da espátula e mexer sem parar: Diferentemente de cremes ou outros processos da confeitaria, o brigadeiro necessita de uma atenção especial para não queimar ou formas grumos. Portanto, o uso do instrumento correto e a técnica indicada são extremamente importantes.
- Peneirar o Chocolate: Muitas vezes o chocolate em pó pode vir com alguns grumos dentro da sua própria embalagem, algo que no processo de cozimento do doce dificulta e causa problemas no momento de degustação. Então para prevenir problemas futuros, vale a pena levar essa dica em consideração.
- Chocolate em barra no brigadeiro: Para um resultado ainda mais profissional, mas que encarece seu produto é o uso de chocolate em barra no brigadeiro. Não está indicada na receita principal mas não pode deixar de ser citado, pois confere uma grande diferença no sabor: Apenas adicione juntamente com o chocolate, a manteiga e o leite condensado em fogo baixo.


Por fim, uma boa apresentação e embalagem fazem toda a diferença no produto. Invista sempre em forminhas bonitas, caixinha para doces e folha para assentar os doces. Testa aí seu brigadeiro seguindo essas dicas e conta pra mim aqui nos comentários! 


You Might Also Like

0 comentários